terça-feira, 23 de novembro de 2010

3Dolho - Joias Vencedoras do AuDITIONS Brasil 2010

O "AuDIOTIONS" é o maior concurso de jóias em ouro do mundo.

Promovido pela "AngloGold Ashanti", foi criado na África do Sul em 1999 e chegou ao Brasil em 2002 tendo como principal objetivo "Contribuir efetivamente com a profissionalização e o desenvolvimento do design brasileiro em joalheria".

"A AngloGold Ashanti é uma produtora mundial de ouro, com 21 operações em quatro continentes, com um extenso programa de exploração em todo o mundo."

A realização deste concurso é bianual. As inscrições de sua última edição aconteceram no período de 27 de abril a 28 de maio deste ano e a divulgação dos finalistas foi no dia 23 de julho.
Conheça os vencedores desta edição de 2010!!!

 
VENCEDORA DESIGNER ANGLOGOLD 2010
JOIA “MÍSTICA”

Designers: Heloísa Azevedo e Leandro Portela
Patrocinador: Muttari
Ourives: Roberto Carlos Bento da Silva
Inspiração:
Sincronia da vida com o misticismo, a união do homem à natureza e à Deus, na qual o ser busca uma relação direta e íntima com a espiritualidade. O Místico é aquele que aspira uma sincronia pessoal com o absoluto.
Fonte: auditionsbrasil.com.br/site/vencedores
VENCEDORA REVELAÇÃO ANGLOGOLD 2010
JOIA "CARDUME"
Designer: Thayane Carvalho da Silva
Professor Orientador: Antônio Eduardo Pinatti, Universidade Belas Artes / São Paulo
Patrocinador: Danielle Metais
Ourives: Edmilson dos Santos Rodrigues
Inspiração:
Os grandes cardumes que habitam os mares e oceanos, grupos de peixes que demonstram sincronicidade através da harmonia em seus movimentos organizados. A peça representa os cardumes e reflete o movimento do ambiente.

Fonte: auditionsbrasil.com.br/site/vencedores
São apenas dois premiados, um para cada categoria (Designer e Revelação). Mas são inúmeros projetos inscritos, sendo 20 projetos classificados como semi-finalistas na categoria Designer e outros 4 projetos classificados como semi-finalistas na categoria Revelação.

Ao final deste post está meu projeto que foi finalista na categoria Revelação de 2006.
E aqui, logo abaixo, estão os projetos que Poliana Oliveira e eu enviamos para a seleção desta edição, infelizmente, nenhum deles foi classificado, mas ainda assim me orgulho ;) Quer divulgar seu projeto aqui também??

Metamorphosis

Um acessório masculino que retrata a evolução através da metamorfose.
O homem, em seu papel latente de Ser protetor (papel este que o acompanha desde as mais primórdias sociedades) tem os ombro revestidos de nobre metal, reafirmando seu poder, sua saúde, sua força e coragem. E como a semente, fonte de vida, este acessório concentra seu vigor e, ao ser acionado, se transmuta em uma peça sedutora que - ao brotar, evolui e floresce.
Visões
Sorteie um elemento extensamente utilizado em caráter simbólico.
Agora posicione-se de diversos pontos e obtenha não menos diversas visões e interpretações.
Qual a sua visão sobre este tema? Qual a visão do outro sobre o mesmo? Qual será a realidade?

Para o projeto apresentado, tome-se a ASA como tema desta explanação: A peça desenvolvida protesta e propõe- através da análise e interpretação de símbolo tão corriqueiro, a Reflexão.
Sua responsabilidade aumenta proporcionalmente ao seu conhecimento.
Escolha quão ampla será sua visão. Posicione-se!

A associação do ouro às sacolas plásticas reutilizadas confere a esta peça uma aparente leveza, alegria e delicadeza,mas traz implicitamente uma discussão sobre a saúde do planeta, destinação de resíduos, reutilização, reciclagem...
Acima de tudo questiona-se: Qual a sua visão sobre estes temas?
A junção de materiais inicialmente tão desassociados mostra a força da união, pois ao compor uma jóia tornam-se um inevitável convite a se posicionar.

Explosão de Magia
Inspirada na arte rupestre, a jóia ilustra o processo criativo – o poder criativo é algo inerente ao homem, e presente em toda a história de sua vida neste planeta .
Inicialmente há uma série de ramificações dispostas pela face representando a inspiração natural, o poder criativo.
Estas ramificações se concentram, se reúnem e organizam, explicitando a racionalidade humana.
Combinadas e concentradas, explodem e se espalham como raios de magia e encanto, traduzindo o poder de transformação que o homem possui ao utilizar sua criatividade de modo direcionado e racional imprimindo sua marca no mundo.

Acessório Integração
Este acessório traz cinco elos fundamentais, cada um deles representando os principais pilares da sociedade (a cultura, a política, a economia, a religião e o indivíduo) com sua representatividade talhada em madeira e ouro, contando e justificando seu papel nesta sociedade. As correntes, também compostas por elos, porém desta vez representativos da integração vital e indispensável para a então formação da sociedade em todos os tempos, passados, e futuros.

Projeto finalista na categoria Revelação de 2006

Projeto finalista do AuDITIONS 2006

Veja também
>>Para o catálogo de divulgação do tema deste concurso:







Nenhum comentário:

Postar um comentário