terça-feira, 19 de abril de 2011

3Ddica - O Rhinoceros e a modelagem de jóias.

De acordo com o site "develop3d.com", a McNeel & Associates começou como um distribuidor do AutoCAD mas com o tempo mudou-se para o desenvolvimento de software. 

Em muitos aspectos, Rhino é uma das poucas ferramentas de CAD um tanto acessíveis, tanto no que diz respeito à sua compra quanto ao seu entendimento.

Como o Rhinoceros foi muito utilizado inicialmente para a tradução de dados, ele suporta a importação e exportação de diversos tipos de arquivos, como os do próprio AutoCAD e os STL (utilizados para prototipagem), além de muitos outros.
"(...) expandiu-se fortemente em suas capacidades de modelagem, atraindo um exército de desenvolvedores para melhorar as suas capacidades e adaptá-lo para algumas aplicações muito sérias, como o projeto de iates e design de jóias.

Com Rhino, você pode começar a partir de um esboço, desenho, ou modelos digitalizados e se move rapidamente para desenho de engenharia, formas complexas, animação ou de prototipagem rápida. Debaixo do capot, Rhino é um poderoso NURBS (Non-Uniform Rational B-Splines) modelador, capaz de representar superfícies complexas e sólidos; partindo de anéis de casamento aos aviões."
develop3d.com
Sua interface é simples, muito descritiva.. a dificuldade está em dominar as inúmeras possibilidades que ele oferece para modelagem. Mas esta difuculdade pode ser facilmente superada quando se tem uma "base" bem formada, por isto, os cursos básicos são importates, a partir deles, você conseguirá desenvolver naturalmente seu domínio sobre este software.

Outros como Matrix, Rhinogold, Techgems, Grasshopper, etc; são plugins do Rhino. Eles surgiram para auxiliar o modelista com ferramentas específicas para cada processo. Assim, O software é o Rhino, os plugins são os facilitadores de processos determinados...certo?

Se tiverem alguma dúvida ou informações a acrescentar.. agradecemos. Manifestem-se! 

Clique aqui e saiba mais sobre AULAS DE RHINOCEROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário