"Cambridge e Nova Deli Dunbar parure" é o nome pelo qual muitos se referem a um conjunto completo de jóias de esmeralda, que incluiu também uma tiara de diamantes e esmeraldas.
Apalavra "parure" significa "adorno" em francês, entrou em uso no século 17 a Europa para se referir a um conjunto de três ou mais peças de correspondência de jóias, (...). < internetstones.com> |
A Delhi Durbar (Hindi: दिल्ली दर्बार, Urdu: دلی دربار), ou seja, "Tribunal de Delhi" (...) Também conhecida como a Durbar Imperial, foi realizada três vezes, em 1877, 1903 e 1911, no auge do Império Britânico. O primeiro Durbar, chamado de "Proclamação Durbar", a Durbar de 1877 foi realizada com início em 01 de janeiro de 1877 para marcar a coroação e proclamar rainha Vitória como imperatriz da Índia. O segundo Durbar, foi realizado para comemorar a coroação do rei Eduardo VII e a Rainha Alexandra como imperador e imperatriz da Índia. O terceiro Durbar – o que realmente nos interessa neste blog, foi realizado em dezembro de 1911 para comemorar a coroação do rei George V e da Rainha Maria como imperador e imperatriz da Índia. < Wikipédia> |
A partir daí entende-se melhor o nome do “Cambridge e Dunbar Delhi parure”, ou seja, este é um conjunto composto por peças especialmente concebidas e executadas em antecipação à Delhi Durbar, e peças recebidas como presentes pela Rainha Maria durante a Delhi Durbar de 12 de dezembro de 1911, que teve como principal função a celebração da coroação do rei George V e da Rainha Maira como Imperador e Imperatriz da Índia.
Tanto esta tiara quanto a coroa do imperador tiveram a necessidade de serem produzidas (com recursos pessoais do Rei George V) por uma lei que determina que jóias da coroa Britânica não possam sair do seu reino.
A Delhi Durbar Tiara foi projetada e construída pelos joalheiros da coroa, Garrard & Co., é composta por diamantes lapidados, montados em ouro e fixados em platina. Possuía no topo, cinco esmeraldas em cabochão (gota), além de dois diamantes Cullinan.
Tanto a coroa imperial da Índia e a Tiara Delhi Durbar foram usados pelo rei George V e pela Rainha Maria apenas na ocasião do cerimonial de Delhi Durbar de 1911.
Ainda de acordo com o site internetstones.com, a lista das peças de jóias que constituem a “Cambridge e Nova Deli Dunbar parure” inclui:
1) A Tiara Delhi Durbar
2) A gargantilha de esmeraldas Cambridge
3) A brincos de esmeralda Cambridge
4) O colar Delhi Durbar
5) O broche de Delhi Durbar
6) O Stomacher Cambridge esmeralda
Esta linha de jóias em especial, passou à pertencer à coleção de jóias pessoais da Rainha Elizabeth II como herança sua avó, a rainha Maria.
A Cambridge Gargantilha e outras jóias da Rainha Elizabeth II foram dadas como presente para a princesa Diana na época do seu casamento com o príncipe Charles.
A princesa foi autorizada a manter as jóias dadas pela rainha depois de seu divórcio, desde que eles não poderiam ser emprestados ou vendidos. No entanto, após a sua morte as jóias foram devolvidas ao Queen.
O Colar Delhi Durbar é a obra favorita da Rainha Elizabeth II, e ela geralmente o usa acompanhado pelos brincos. O broche entretanto, nunca foi visto sendo usado pela Rainha.
Veja a seguir o post sobre as jóias de Diana
Nenhum comentário:
Postar um comentário