quarta-feira, 10 de agosto de 2011

3Dolho_ 53ª FENINJER - Panorama por Infojoia

Texto adaptado do Infojoia
Depois de quatro dias de movimento e muitas novidades para o setor joalheiro, a Feira da Indústria de Joias, Relógios e Afins teve fim neste sábado, 06 de agosto.
Resumindo em uma palavra: sucesso!” Esta é avaliação de Hécliton Santini, presidente do IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos sobre a 53ª edição da FENINJER. Esta edição foi melhor em público e negócios do que no ano passado, afirma ele, ressaltando o crescimento do setor joalheiro, que pode ser medido pela quantidade de lançamentos vistos nas vitrines de todos os expositores.
Com público superior à edição anterior, 

a FENINJER teve início na quarta-feira, 03 de agosto, com a palestra de Patrícia Rodrigues. Abordando a importância da utilização do visual merchandising, a consultora despertou os participantes para a necessidade de conhecer o cliente e conquistá-lo com novidades. 
O primeiro dia de evento foi marcado pelas novidades das vitrines, que mostraram belas joias com rubis, gemas esverdeadas e tons nudes com destaque para a opala chocolate e o quartzo goiaba – além das tradicionais pedras azuis e violetas.

Encerrando o primeiro dia de atividade, foi preparada uma happy hour com música ao vivo, regada a muitos drinks e petiscos.

Regina Machado abrilhantou o segundo dia de feira com a apresentação do Preview Design de Joias e Bijuterias 2012. Na sala repleta de participantes ávidos por conhecer as tendências do mercado, a consultora de estilo do IBGM apresentou os portais de inspiração que pontuam a produção joalheira e relojoeira nas próximas estações.

Ampliando o repertório de temas, a feira proporcionou aos participantes uma segunda palestra: às 11h teve início a apresentação de Sergio Merizalde sobre identificação de diamantes. O especialista do IGI – Instituto Gemológico Internacional discorreu sobre tecnologias de ponta que auxiliam aos profissionais do setor joalheiro na difícil tarefa de reconhecer uma gema natural de outra sintética.

No final da tarde, expositores e visitantes puderam se reunir no Espaço de Convivência para debater ideias sobre o novo perfil de consumo dos brasileiros com os autores do livro Luxo for All, José Tejon, Victor Megido e Roberto Panzarani. Simpáticos, eles tiraram as dúvidas dos participantes em um bate-papo descontraído.
A sexta-feira, 05 de agosto, contou com grande movimentação nos corredores da FENINJER. A palestra de Eduardo Chedid, vice-presidente da Cielo, abordou o processo de consolidação de uma marca e a importância do planejamento de comunicação e marketing para obter um resultado positivo.

Além de joias de ouro e prata e de uma infinidade de modelos de relógios, os visitantes puderam conferir a Brazil Gem Show, mostra organizada pelo SINDIJOIAS MG / AJOMIG com expositores mineiros e paulistas. A ação aproximou do público gemas brasileiras como turmalina, rubelita, morganita e topázio imperial. As gemas também puderam ser vistas já aplicadas nas joias, na exposição Sou o Espetáculo montada com as peças finalistas do Prêmio ICA Design de Joias com Pedras Coradas
Festa lembra logo diversão e descontração! A comemoração pelo lançamento da revista F.Magazine, publicação que substitui o antigo catálogo da feira, lotou a pista de dança, que se animou com a apresentação da banda Beatles Songs, acompanhada a Cia. Filarmônica.
O sábado, 06 de agosto, os participantes da FENINJER tiveram uma nova oportunidade de conferir a apresentação do Preview Design de Joias e Bijuterias 2012 feita por Regina Machado.

A imprensa nacional e personalidades da mídia também passearam pelos corredores da feira, conferindo joias devocionais com grande presença de Nossa Senhora Aparecida e de símbolos de fé e sorte de várias religiões, muitos bichos desde as singelas borboletas aos gigantes dinossauros, passando por inúmeras cobras e toda a leveza, qualidade e originalidade das joias brasileiras.

Com aumento de público e de vendas e diversificando a gama de expositores, a FENINJER reafirma a sua posição como a maior feira do setor na América Latina e promete ainda mais crescimento para a próxima edição, que será realizada em fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário