quarta-feira, 10 de agosto de 2011

3Dolho_ 53ª FENINJER: Preview Design de Joias e Bijuterias 2012

Fonte: Infojoia
O Preview Design de Joias e Bijuterias 2012 foi apresentado nos dias 04 e 06 de agosto aos profissionais do setor joalheiro durante palestra com Regina Machado.
A edição 2012 do Preview tem a “originalidade” como conceito chave para a próxima temporada.
A publicação, de periodicidade anual, divulga a pesquisa de direções criativas realizada há doze anos pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a APEX Brasil e com o SEBRAE, sendo distribuída gratuitamente aos designers, fabricantes e revendedores de joias com o objetivo de orientá-los sobre as atuais tendências em design e comportamento do consumidor.

Na segunda década do século XXI temos a certeza de que 

a realidade não é conhecida apenas sob um ponto de vista”, lembrou Regina nos momentos iniciais da sua fala, que foi antecedida pela exibição do vídeo Millenium Forever Young, que analisa o comportamento dos jovens na atualidade. “O consumidor, hoje, faz adesões quase que políticas, ao se decidir por um produto”, alertou Regina.

Esta apresentação do Preview deu um destaque especial aos relógios, que ganham originalidade na construção das suas marcas e diferenciação pelo design para compensar a perda de espaço de sua função básica - a de informar as horas, especialmente diante da proliferação de bens eletrônicos que concorrem com a relojoaria nessa função. “Os relógios se aliaram aos estilos de vida”, comentou Regina.
A apresentação mostrou em detalhes os portais de inspiração para a joalheria em 2012: “Iluminados”, “Profile – Identifique”, “Natureza de todas as Coisas” e “Brasileiro da Gema”, este último um portal permanente dedicado às joias com gemas brasileiras.

Os portais de inspiração para a criação joalheira em 2012 transitam entre o new classicismo minimal de Lady Kate [Middleton] e o estilo libertário de Lady Gaga. Destacam-se:
·         os pavês de diamantes - especialmente os brancos, negros e conhaques/chocolate
·         a mistura de cores de ouro na mesma peça
·         as pulseiras fininhas usadas juntas em profusão
·         flores e formas orgânicas
·         Seres voadores, como pássaros e borboletas
·         Animal print

Inspirações cromáticas

“"Apesar das tendências não se resumirem mais a uma só cor ou uma só forma, elas são capazes de construir novos sentidos para as cores e as para formas””, diz o texto do Preview, que destaca como fortes tendências para 2012 as cores:
·         Rosa
·         Azul
·         Negro
·         E as color blocks (ou blocos de cores), moda que também marca as coleções de roupas recém-lançadas nas semanas fashion e “se tornaram o mais animado aliado Pop da construção dos estilos”, segundo a pesquisa.

Gênero forte: o rosa Lady Like

As variações do rosa ao branco, passando pelo podange nude e pelo coral blush falam das mudanças do conceito do feminino. Hoje, a mulher resgata sua feminilidade,  sabe que, para ser poderosa, não precisa parecer homem.

New-classicismo: o azul Real Look

Referendado pelos cerimoniosos enlaces reais, os azuis - especialmente em seus tons escuros - reconquistaram o seu lugar na moda, abandonando a estigma sóbrio dos uniformes para ganhar ares de nobreza e sofisticação.

Melancolia boêmia: o charme Noir Black

O clima rock and roll do brilho negro imprime o tom certo aos acessórios e tornam os estilos mais joviais, especialmente em composições que empregam diamantes negros.

Minha pedra é ametista: os lilases Spiritual Chics

Os lilases das ametistas, morganitas e kunzitas revelam um espiritualismo que vem se instalando no imaginário das pessoas.

 
Regina encerrou sua apresentação do Preview Design de Joias e Bijuterias 2012 citando o poeta brasileiro Ferreira Gullar: “Caminhos não há, mas os pés na grama os inventarão”.

As joias do Preview Design 2012 estão expostas na esquina da alameda Ametrino com a rua Diamante, em frente ao estande do IBGM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário