quarta-feira, 10 de agosto de 2011

3Dolho_ 53ª FENINJER - Produtor de pérolas douradas busca a criatividade e o talento dos designers brasileiros

Fonte: Infojoia
Encantado com a diversidade de cores das gemas brasileiras e com a criatividade do design das nossas joias, Jacques Christophe Branellec, designer de joias e produtor de pérolas douradas, esteve na 53ª FENINJER representando a empresa Jewelmer em busca de parcerias. Jacques conta que conheceu a joalheria brasileira em Las Vegas (EUA), nas feiras JCK e Couture. Pela primeira vez no Brasil, reuniu-se com o presidente do IBGM, Hécliton Santini, para formalizar o desejo de ver joias que misturam a raridade de suas pérolas com as nossas gemas coradas.
Tema do próximo concurso de design de joias promovido pelo IBGM, as pérolas douradas precisam de muito cuidado e levam de cinco a sete anos para chegarem ao tamanho ideal. “Nos primeiros anos de cultivo é formada a ostra. Só depois é que as pérolas se desenvolvem”, explica Jacques, explicando o processo de cultivo das ostras na fazenda da província de Palawan, nas Filipinas. “O homem e a natureza têm que ter uma boa relação para criar a beleza”, ressalta ele.
As Palawan South Sea têm preços que variam de 50 dólares a US$ 150 mil, de acordo com o seu tamanho, brilho e simetria. Jacques acredita que a mistura das pérolas douradas produzidas em sua fazenda nas Filipinas com as pedras preciosas mineradas em solo brasileiro criarão uma nova categoria de joias, rica em tonalidades e design. 

Pérolas douradas

A criação das Golden Pearls ocorre, exclusivamente, em uma fazenda localizada nas Filipinas. A atual produção foi iniciada pelo filipino Manuel Cojuangco em parceria com o francês Jacques Branellec, que fundaram a Jewelmer. Ambos trabalharam por 30 anos antes de conseguirem obter das ostras as pérolas que tanto desejavam – com cor e brilho de ouro. Hoje a empresa é reconhecida como a principal produtora de Pérolas South Sea e participa ativamente de feiras internacionais como o fornecedor de destaque de pérolas South Sea Palawan no mercado mundial.

A Jewelmer também se orgulha em ser a empresa agrícola de pérolas que projeta e fabrica joias finas, que são uma mistura perfeita da arte europeia com o artesanato asiático - numa definição da própria companhia - e assume parcialmente a função que deveria ser do Estado, propiciando aos trabalhadores, além de remuneração, educação formal e muita informação relacionada ao cuidado com o meio ambiente. “As pérolas douradas só podem surgir de um lugar bonito e muito bem cuidado”, resume Jacques Christophe Branellec, designer e representante da empresa na 53ª FENINJER.

Cada uma das gaiolas que ficam no fundo do mar é limpa quinzenalmente por um funcionário. “Nós ensinamos aos moradores locais a tratar as ostras e também a cuidar de todo o meio ambiente em redor da fazenda. Agora eles sabem utilizar as algas, que poderiam danificar as ostras, na produção de cosméticos, por exemplo. Também temos uma horta orgânica, de onde a população pode obter renda – além de melhorar a qualidade da alimentação”, explica Jacques, satisfeito com o resultado da visita ao Brasil.

2 comentários:

  1. Olá,
    Obrigada por citar a fonte da publicação. Minha dúvida é: como você consegue copiar o texto + as imagens do InfoJoia?

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  2. Oi... quem é? Me envie um email que eu lhe respondo no email, ok?
    Mas citando a fonte pode, não pode? :D

    ResponderExcluir