domingo, 29 de abril de 2012

3Ddica - O que é Design



Leia abaixo um trecho que destaquei do meu dossiê escrito para a pós Graduação: 

A palavra “Design” tem sido muito explorada e com as mais diversas aplicações.  À esta palavra - que na realidade expressa um termo, são por vezes associados os aspectos dos produtos como cores, formas, tecnologia, etc., porém sua definição vai muito além.

Muitas vezes mal interpretado, o termo [design] é também mal empregado, desviando o sentido das colocações. Uma boa maneira de interpretar o termo vem da língua espanhola, onde a palavra ‘dibujo’, desenho, se contrapõe a palavra ‘diseño’, que implica projeto e pode ser traduzida como design. Dênis Schulmann (1994) expõe que a palavra design tem sua origem na língua inglesa, na qual significa tanto desenho quanto projeto, uma vez que em latim ‘designare’ quer dizer escolher por sinais. (WOLFF, 2006)

Ainda de acordo com WOLFF (2006), a maioria das definições 
preocupa-se mais com aspectos sociais e econômicos e definem o design como uma atividade que consiste em criar, segundo parâmetros econômicos, técnicos e estéticos, produtos, objetos ou sistemas que serão, em seguida, fabricados e comercializados.


Há 22 anos, em 1984, Philip Kotler e Alexander Rath, publicavam no The Journal of Business Strategy um artigo chamado “Design: uma ferramenta poderosa, porém negligenciada” no qual criticavam as empresas por negligenciar suas habilidades em design, deixando de lado toda a vantagem competitiva advinda do uso deste como processo de desenvolvimento de novos produtos. Alertavam, também, para a necessidade de incluir designers nos processos desde os primeiros momentos e, por que não, na alta direção da empresa. (WOLFF, 2006)
Segundo (CALDAS, 2004) design é “um conjunto de ações organizadas em etapas que se encadeiam, com o objetivo de construir um determinado produto a partir de algum tipo de planejamento”.
Assim, entendendo o design como um processo, tem-se uma importante ferramenta de competitividade. Mas isto exige um olhar global sobre o produto que se projeta. O papel do designer não é apenas o ato de desenhar um determinado produto, ele deve desenvolver um produto que esteja de acordo com o mercado, o usuário, a sociedade, a indústria e outras tantas variáveis quanto forem possíveis de serem consideradas.


Veja algumas outras definições e citações apanhadas em fontes diversas:


Definições diversas:
"O design é uma atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico, com vistas à concepção e desenvolvimento de projetos de objetos e mensagens visuais que equacionem sistematicamente dados ergonômicos, tecnológicos, econômicos, sociais, culturais e estéticos, que atendam concretamente às necessidades humanas."
(Projeto de Lei nº 1.965, de 1996, que visa regulamentar a profissão no Brasil)

"O design é uma ferramenta que permite adicionar valor aos produtos industrializados levando a conquista de novos mercados" (Winkler 2008)

"A origem mais remota da palavra está no latim designare, verbo que abrange ambos os sentidos, o de designar e o de desenhar, Percebe-se que, do ponto de vista etimológico, o termo já contém nas suas origens uma ambigüidade, entre um aspecto abstrato de conceber/projetar/atribuir e outro concreto de registrar/configurar/formar" (DENIS, 1999 p.16) retirado de Winkler 2008

"Design é a tentativa de conjugar a satisfação do cliente com o lucro da empresa, combinando de maneira inovadora os cinco principais componentes do design: performance, qualidade, durabilidade, aparência e custo. O domínio do design não se limita aos produtos, mas inclui também sistemas que determinam a identidade pública da empresa (design gráfico, embalagens, publicidade, arquitetura, decoração de interiores das fábricas e dos pontos de vendas)." (Philip Kotler, 1989) 

"Projetar a forma significa coordenar, integrar e articular todos aqueles fatores que, de uma maneira ou de outra, participam no processo construtivo da forma do produto(...) isto se refere tanto a fatores relativos ao uso, fruição e consumo individual ou social do produto (fatores funcionais, simbólicos ou culturais) quanto aos que se referem a sua produção (fatores técnico - econômicos, técnico-construtivos, técnico-sistemáticos, técnico-produtivos e técnico-distributivos" ICSID (1958)


Citações diversas:
"O surgimento da profissão de designer, como é conhecida hoje, se dá com a criação da Bauhaus, por Walter Gropius em 1919, que tinha como um dos principais objetivos unir arte, artesanato e tecnologia (...) Gropius pregava que o espírito criativo deveria construir coisas novas sobre a base tecnológica já desenvolvida pela humanidade." (
Benutti 2009)

"O designer hoje está tendo que mudar o seu papel dentro da empresa, (...) os profissionais modernos estão se tornando multifuncionais, e o designer deve estar sempre acompanhando as evoluções tecnológicas." (Winkler 2008)

“Para se fazer um bom design é necessário conhecer muito bem o produto que se está trabalhando, dominar técnicas e ter bom senso para aplicar o seu conhecimento na hora de expressar as suas ideias. Um bom designer deve saber escutar, observar e destacar coisas que pessoas comuns não percebem, devem procurar expressar suas ideias através de formas e cores, a fim de mostrar o óbvio sem ser óbvio.” ( http://www.lsc.ufsc.br )

Referências relevantes:
Este é um texto pequeno e leve, mas relevante.


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