Para a execução de uma peça prototipada é necessário passar por três etapas:
A primeira etapa que consiste na determinação do projeto a ser executado (desenho 2D); a segunda etapa que consiste na transcrição do projeto "2D" para o ambiente tridimensional "3D"; e a terceira que é a fabricação do protótipo em si.
A Equipe Rhinotrix atua na primeira e/ou na segunda etapa, ou seja, atua na criação e/ou na modelagem tridimensional destinada à prototipagem, não executamos o protótipo.
- Primeira etapa- Desenho.
O desenho pode ser desenvolvido pela própria Equipe RhinotriX (veja adiante o serviço de Design) ou fornecido pelo cliente.
Este “desenho” pode ser na verdade uma imagem qualquer, como foto, projeto detalhado (por um designer) ou até mesmo a peça já produzida para ser remodelada. ATENÇÃO: Projetos nos quais são fornecidos os DETALHAMENTOS TÉCNICOS tem um tempo de execução menor e mais objetivo.
- Segunda etapa- Modelagem 3D.
No caso da Modelagem 3D, o “produto” é este arquivo (por isto, quando enviarmos o arquivo para prototipagem, enviamos uma cópia para o cliente - esta cópia deve ser guardada pelo cliente).
Através da Modelagem 3D, a peça pode ser desenvolvida já com pré-cravação, com parâmetros matemáticos ou aleatórios, formas geométricas ou orgânicas, peças simples ou complexas, em dimensões exatas ou em escala, bi ou tridimensionalmente.
- Terceira etapa- Prototipagem.
Com a tecnologia de prototipagem rápida, a peça que foi desenvolvida pela modelagem 3D é enviada para uma máquina que reproduz tridimensionalmente o modelo sólido gerado no software. Ao contrário dos processos de usinagem, que subtraem material da peça em bruto para se obter a peça desejada, os sistemas de prototipagem rápida geram a peça a partir solidificação de camadas de resina; considerando as espessuras de chapas que forem determinadas no projeto, possibilitando assim a redução do peso final.
Veja mais informações em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário